Também conhecido como gesso acartonado, a palavra drywall significa ‘’parede seca’’, ou seja, é um tipo de construção que não necessita de argamassa para a sua execução, não gerando entulho como nos métodos que envolvem alvenaria.
É o sistema de vedação interno mais utilizado por países desenvolvidos, pois garante uma obra limpa e muito rápida. Nos Estados Unidos, cerca de 95% das residências já fazem uso dos blocos de gesso em paredes, forros ou revestimentos.
Sua execução pode ocorrer nos mais variados modelos de arquitetura, possuindo chapas com funções gerais e específicas. As placas de gesso acartonado mais comuns são: padrão (ST) , resistente a umidade (RU) e resistente ao fogo (RF). Existem ainda as chapas para realizar paredes em curva resistentes a impactos e as que servem para melhorar o isolamento acústico.
VANTAGENS E BENEFÍCIOS DO DRYWALL
Dentre as vantagens existentes no sistema, podemos destacar as seguintes:
- Rapidez e limpeza na montagem – Uma parede, um forro ou um revestimento em drywall é executado com muita rapidez e gera muito pouco entulho
- Reformas fáceis – Em razão da rapidez e da limpeza na montagem dos sistemas drywall, reformar um imóvel ficou muito mais simples. E os sistemas drywall permitem soluções criativas, como uso de curvas, recortes para iluminação embutida e muito mais.
- Manutenção e reparos – A mesma vantagem de rapidez e limpeza está presente na hora de se consertar um vazamento de água, por exemplo. Nesse caso, basta fazer com um serrote de ponta um pequeno recorte na chapa da parede, suficiente para permitir o conserto do encanamento, e depois fechar a parede com o mesmo pedaço de chapa.
- Isolamento de ruídos – Os sistemas drywall isolam melhor os sons e contribuem para tornar os ambientes mais confortáveis no que se refere à transmissão de ruídos.
- Precisão e qualidade de acabamento – Os sistemas drywall são precisos nas suas medidas e proporcionam uma qualidade de acabamento superficial única, perfeitamente lisa. Além disso, os sistemas drywall aceitam qualquer tipo de acabamento: pintura, textura, azulejos, pastilhas, mármore, granito, papel de parede, lambris de madeira, etc.
- Ganho de área útil – Como as paredes drywall são mais estreitas do que as de blocos ou tijolos, há um ganho na área útil.